A entrada da criança na Escola – Adaptação de todos: criança, pais, Escola

Para se conseguir êxito na adaptação dos alunos à Escola, a cooperação de todos é muito importante: a criança, os pais e os professores devem trabalhar em harmonia. As indicações que se seguem visam criar um clima propício para tornar esse período o mais agradável possível.

1. Converse com seu filho sobre a Escola antes do início das aulas, passando-lhe informações agradáveis sobre a nova situação.

2. Jamais engane seu filho.
Diga-lhe quando e porque vai leva-lo à Escola e ressalte os benefícios que ela lhe trará.

3. Não se inquiete com o choro de seu filho.
Chorar é uma reação normal da criança ante situações novas. Não é preciso lhe dizer que não deve chorar; seu filho ainda é muito pequeno e pode estar assustado. Respeite seu medo. A professora seguramente encontrará tempo para aliviá-lo, dando a atenção necessária para que, naturalmente, adquira confiança.

4. Procure controlar seus próprios temores.
Esclareça suas dúvidas de modo a estar seguro que a Escola que escolheu é a melhor para seu filho. Sua segurança e confiança são fundamentais para que ele enfrente com tranquilidade o novo ambiente.

5. Procure não interferir na conversação entre seu filho e a professora.
A criança se confunde quando várias pessoas falam, ou quando recebe várias informações ao mesmo tempo. É através do entendimento dessas necessidades que a professora firmará uma relação de confiança com seu filho.

6. Não iniba a curiosidade da criança.
Deixe-a pesquisar tudo que existe na Escola. A professora terá prazer em ter a oportunidade de lhe dar explicações e observará suas preferências.

7. Evite relacionar à Escola a prêmios e castigos.
Essa associação é negativa e poderá prejudicar a vida escolar do aluno.

8. Respeite o espaço de seu filho.
a) A sala de aula é de uso exclusivo da criança, sendo de opção deles entrar ou não. Uma vez que ela se sinta segura na Escola, entrará na sala espontaneamente, e terá concluído sua adaptação.
b) Porém, sua presença na Escola é muito importante para que seu filho possa recorrer a você quando necessário. Para tanto pedimos que, no início, permaneça no pátio, próximo à sala de aula e, gradativamente, vá se distanciando até que seja possível se despedir da criança.

9. A lancheira é um elo de ligação Lar – Escola.
Escolha para o lanche alimentos da preferência de seu filho, para que sinta prazer em trazê-los e, se possível, que possa comer sozinho, tornando a hora do lanche um momento agradável.

10. Evite falar sobre atitudes características de seu filho quando ele estiver presente.
A criança percebe tudo que se diz a seu respeito e, muitas vezes, corresponde a essa expectativa com atitudes negativas ou sente-se inibida para agir com naturalidade. Os pais terão, no decorrer do ano, quando sentirem necessidade, a oportunidade de marcar entrevistas com os profissionais da Escola – Diretora – Coordenadora.

11. O uniforme é também um instrumento de adaptação.
Estimule se filho a usá-lo.