A música e o desenvolvimento das crianças

Tudo envolve música. O ser humano vive rodeado de sons (musicais ou não) e, por conta disso, pode imitá-los através de sua expressão vocal e corporal. Um instrumento musical nada mais é do que um canal, um meio pelo qual o homem encontrou para despertar sua criatividade e comunicar aquilo que as palavras não podiam dizer. Sendo assim, a música foi e continua sendo muito importante para a vida, tornando-se parte integrante do ambiente de qualquer indivíduo que precisa desenvolver-se integralmente.

As crianças amam música. Elas exploram os sons dos instrumentos e expressam suas emoções cantando ou tocando, por exemplo. Durante as atividades musicais, os pequenos desenvolvem coordenação motora, socialização, disciplina, memória e raciocínio lógico.

Música ajuda no desempenho escolar. A concentração, tão exigida no ensino musical, torna-se um hábito das crianças que, levado para a escola, produz resultados incríveis. A criança, ao observar com mais atenção as palavras do professor, aprende mais e retêm qualquer informação com mais facilidade.

Na Escola Higienópolis, desenvolvemos um trabalho especial. As aulas com o professor Elissom Barbosa abordam os métodos Dalcroze e Suzuki e trazem vários benefícios para o desenvolvimento integral das crianças.

O método Dalcroze utiliza o corpo e movimento para o aprendizado musical. Já, o Suzuki, o ensino passo-a-passo, amor no processo ensino-aprendizagem e a repetição constante.

Portanto, música é vida. A neurociência tem mostrado isso. A educação também. Música é um dos caminhos para a comunicação do ser humano. Comunique-se. Viva música!