Os adultos não podem imaginar o quanto o ato de falar é complexo

O início da fala é um momento importante para as crianças e muito esperado pelos papais. Significa que seus bebês estão crescendo e que aos poucos se tornarão independentes.

É esperado que até os 2 anos, os pequenos já tenham adquirido a fala e a linguagem. A criança aprende a falar a partir dos estímulos e modelos que recebe dos pais e/ou responsáveis. Os adultos desempenham papel fundamental no processo, são estimuladores da aquisição da linguagem.

Por isso, mãos à obra!

Algumas atividades podem contribuir para o bom desenvolvimento, tais como:

  • Imite os sons que a criança emite,
  • Leia histórias,
  • Diga rimas,
  • Cante e ouça músicas infantis,
  • Nomeie os objetos,
  • Passeie e descreva os lugares e coisas vistas;
  • Aproveite todas as situações de comunicação, como a hora do banho, da alimentação, de vestir-se, vá nomeando as partes do corpo, dos alimentos, etc;
  • Ao falar, esteja na mesma altura da criança, para que ela possa vê-lo;
  • Fale de maneira simples e concreta;
  • Evite o uso de diminutivos;

Com as crianças maiores, além dessas orientações, vale também;

  • Fazer perguntas, demonstrando interesse por suas respostas;
  • Evite corrigi-las, apenas fale corretamente. Lembre-se, é através do modelo que a criança aprende;

É IMPORTANTE SABER QUE A CRIANÇA APRENDE A FALAR SE SENTIR-SE MOTIVADA A ISSO, LEMBRANDO QUE ESSE PROCESSO DEPENDE DA RELAÇÃO ESTABELECIDA COM O AMBIENTE (PAIS, RESPONSÁVEIS, ESCOLA).

PORTANTO, INCENTIVE- A, ELOGIANDO SEMPRE AS SUAS TENTATIVAS E ACERTOS!
TORNE ESSE APRENDIZADO UM PROCESSO AGRADÁVEL À CRIANÇA!

Eva Chazan Bartolomeu
Fonoaudióloga- CRFa- 1807
PUC-SP- Responsável pela triagem escolar e orientação aos professores.