O início da fala é um momento importante para as crianças e muito esperado pelos papais. Significa que seus bebês estão crescendo e que aos poucos se tornarão independentes.
É esperado que até os 2 anos, os pequenos já tenham adquirido a fala e a linguagem. A criança aprende a falar a partir dos estímulos e modelos que recebe dos pais e/ou responsáveis. Os adultos desempenham papel fundamental no processo, são estimuladores da aquisição da linguagem.
Por isso, mãos à obra!
Algumas atividades podem contribuir para o bom desenvolvimento, tais como:
- Imite os sons que a criança emite,
- Leia histórias,
- Diga rimas,
- Cante e ouça músicas infantis,
- Nomeie os objetos,
- Passeie e descreva os lugares e coisas vistas;
- Aproveite todas as situações de comunicação, como a hora do banho, da alimentação, de vestir-se, vá nomeando as partes do corpo, dos alimentos, etc;
- Ao falar, esteja na mesma altura da criança, para que ela possa vê-lo;
- Fale de maneira simples e concreta;
- Evite o uso de diminutivos;
Com as crianças maiores, além dessas orientações, vale também;
- Fazer perguntas, demonstrando interesse por suas respostas;
- Evite corrigi-las, apenas fale corretamente. Lembre-se, é através do modelo que a criança aprende;
É IMPORTANTE SABER QUE A CRIANÇA APRENDE A FALAR SE SENTIR-SE MOTIVADA A ISSO, LEMBRANDO QUE ESSE PROCESSO DEPENDE DA RELAÇÃO ESTABELECIDA COM O AMBIENTE (PAIS, RESPONSÁVEIS, ESCOLA).
PORTANTO, INCENTIVE- A, ELOGIANDO SEMPRE AS SUAS TENTATIVAS E ACERTOS!
TORNE ESSE APRENDIZADO UM PROCESSO AGRADÁVEL À CRIANÇA!
Eva Chazan Bartolomeu
Fonoaudióloga- CRFa- 1807
PUC-SP- Responsável pela triagem escolar e orientação aos professores.