Escola

Há mais de 30 anos, a Escola Higienópolis atende crianças de 0 a 5 anos de idade, considera a criança um ser autônomo e racional, capaz de muito cedo opinar sobre o meio em que vive, tornando o conhecimento mais significativo.

Desde a sua fundação mantém-se o mesmo compromisso de um espaço educacional que valoriza a formação integral da criança. Nesta trajetória, preservaram-se os princípios originais que nortearam sua criação, também se elegeram profissionais com formação acadêmica especializada e engajadas no fazer pedagógico e no processo educacional.

Nossa proposta pedagógica valoriza o aluno como um todo, motivando-o a participar do processo de aprendizagem e a interagir com o grupo. Assim conseguimos desenvolver as diversas potencialidades de cada aluno e colaborar com a formação plural, crítica e de ação consciente na sociedade.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica da Escola Higienópolis considera a criança como centro do planejamento curricular, ela é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade.

A Escola tem como objetivos a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo; a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança; a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização; as singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades; os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas;

Constam da proposta curricular ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais; o contato com diferentes linguagens, gêneros e formas de expressão; experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita; relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais; a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais e o conhecimento das manifestações e tradições culturais brasileiras.

 

A CRIANÇA

As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos.

No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade de desenvolver ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nesta perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com outras pessoas e com o meio em que vivem.

 

ADAPTAÇÃO

A adaptação é o momento importante da vida escolar da criança. O responsável pela criança permanecerá com a criança em média uma semana para que possamos conhecer cada detalhe de seu filho. Este período acontecerá sempre no início da semana com aumento progressivo da permanência do aluno na escola, garantindo, assim, a total qualidade e acolhimento.

 

AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

O desenvolvimento da criança é acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta pela Diretora pedagógica, professoras, fonoaudióloga, psicóloga e nutricionista. Nossos relatórios de observação acontecem trimestralmente, são coletivos e individuais. A fonoaudióloga faz a avaliação anual das crianças através de triagem e orienta as famílias e as professoras para lidar com eventuais dificuldades. A psicóloga participa de treinamento da equipe pedagógica, desenvolve o olhar dos professores para lidar com questões de cada aluno. Ou ainda quando a família acredita que precisa de aconselhamento. A nutricionista participa do treinamento da equipe na preparação das refeições e faz acompanhamento antropométrico de cada criança.

 

A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

A Escola Higienópolis, preocupada com os hábitos alimentares de nossos pequenos, estabeleceu uma parceria com a empresa de nutrição HABITUS ASSESSORIA NUTRICIONAL para a Eduçação Infantil. Como a educação nutricional é muito importante em todas as fases da vida, todo mês é criado um cardápio balanceado com legumes, verduras e frutas orgânicas para o melhor desenvolvimento de nossas crianças. Além disso, a nutricionista realiza com as crianças atividades de incentivo e conscientização sobre alimentação saudável. Saiba mais sobre a alimentação escolar, clicando aqui.

Conheça o cardápio do Berçário do mês de Maio-2019 clicando aqui.

Conheça o cardápio da Educação Infantil do mês de Maio-2019 clicando aqui.

Conheça o cardápio dos lanches oferecidos à Educação Infantil do mês de Maio-2019 clicando aqui.

 

EQUIPE

Diretora: Bruna Gusmão Matheus
Pedagoga (Universidade Mackenzie- SP), pós-graduada em Gestão de Escola Particulares, possui também formação em magistério (Colégio Mackenzie). Atua na área há mais de 15 anos e, na Escola Higienópolis, há 4 anos. 

Assistente administrativo: Cida de Oliveira Paiva

Professores
Andressa Campos Lopes
Carolina Garcia Breches
Fabiana dos Santos Barbosa
Renata Aparecida Barreto Santos
Silvia Pirro Malzone Rivas

Berçaristas e Auxiliares
Marizete Alves dos Santos
Lenice Conceição Machado
Stefany Vitória Israel Duarte 
Daniela Belo do Nascimento 
Mayara Alonso Dourado
Rizia Jesarella Oliveira dos Santos 

Cozinha e Limpeza
Márcia Martins de Souza
Beatriz de Jesus Santos

Portaria
Manoel Virginio da Silva